RENAN FRANÇA

Renan França iniciou na dança aos 12 anos quando se interessou em fazer aulas de Lambaeróbica.
Logo depois, incentivado por sua professora, foi fazer aulas de forró, na ACM-Ilha, onde fez parte da Cia Forró dos Amigos. Mais tarde passou a ministrar aula de forró na própria ACM-Ilha, de onde aproveitou seus alunos para criar seu primeiro grupo de dança, o Estação da Dança.
Posteriormente começou a fazer aulas de Dança de Salão como bolsista na In'Cena Cia de dança, com seu primeiro professor, Zé Maurício. Logo então ganhou uma bolsa para fazer aulas no Centro de Danças Cabral, onde também ministrou aulas de forró e posteriormente de dança de salão como instrutor.
Mais tarde, com seu crescimento, Renan França ganhou bolsas em lugares de renome como Studio Marcello Moragas e Núcleo de Danças Renata Peçanha, onde mais tarde faria parte da Cia de Dança Renata Peçanha.
Para finalizar e ingressar de vez no mundo da dança, Renan fez prova para ser profissional da dança e obteve êxito na primeira tentativa sendo registrado permanente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro.


Em 2007, junto com seu amigo e então aluno Gabriel Rodrigo decidiu abrir o Espaço de Danças Renan França.
Em 2010 conquistou o 5º lugar no campeonato mundial de zouk, realizado no Rio de Janeiro.
Em 2011, foi finalista do campeonato nacional de forró, realizado no Centro de Tradições Nordestinas, a famosa Feira de São Cristovão.
Em 2012, coreografou a ala "Didi de bar em bar" do GRES Acadêmicos do Dendê.
Em 2013, teve uma participação especial na novela "Flor do Caribe" da Rede Globo, e foi congratulado com o PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO 2013 e recebeu uma MOÇÃO HONROSA por serviços prestados a cultura e dança de salão do Rio de Janeiro, além de participar da montagem da coreografia do FLASHMOB INTERNACIONAL DE ZOUK/ Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa.
Em 2014, Renan França foi bailarino da Cerimônia de Encerramento da Fifa World Cup 2014, no estádio do Maracanã, participou da gravação da vinheta do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Ainda recebeu o troféu "A Ilha Agradece", pelo trabalho realizado com a dança de salão na Ilha do Governador, e foi indicado ao maior prêmio da dança de salão, o TROFÉU CASAL 20.
Em 2015, realizou seu sonho de produzir, dirigir e coreografar seu primeiro espetáculo de danças, o "CARIOQUINHA, UM BAILE NA GAFIEIRA" e novamente recebeu o TROFÉU CASAL 20 na categoria de MESTRE DA DANÇA DE SALÃO.
Dirige o Espaço de Danças Renan França, situado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, onde organiza grandes eventos como bailes, workshops. Organizou o CADS 2017, 1º Campeonato Amador de Danças de Salão do Rio de Janeiro. É o produtor Congresso "Ilha no Salão", o maior evento de danças a dois da região. Coreógrafo e diretor da Renan França Cia de Dança, esteve em cartaz com o Espetáculo "Cores", em 2017, e com o Espetáculo "Trama - Porque toda poesia é trança." em 2018.
Renan França já ministrou aulas em diversos workshops e congressos, dando destaque ao Congresso Brasileiro de Bolero edições Rio de Janeiro e Nordeste, Zouk Beats (SP) e Baixada in Dança (RJ), Ramalho's Beach Congress (RJ), Rio Dance Congress e Porto Seguro Dance Festival.
Renan França foi ganhador do Troféu Casal 20, considerado o "Oscar da Dança de Salão Carioca", por 3 anos consecutivos.