Logo depois, incentivado por sua professora, foi fazer aulas de forró, na ACM-Ilha, onde fez parte da Cia Forró dos Amigos. Mais tarde passou a ministrar aula de forró na própria ACM-Ilha, de onde aproveitou seus alunos para criar seu primeiro grupo de dança, o Estação da Dança.

Mais tarde, com seu crescimento, Renan França ganhou bolsas em lugares de renome como Studio Marcello Moragas e Núcleo de Danças Renata Peçanha, onde mais tarde faria parte da Cia de Dança Renata Peçanha.
Para finalizar e ingressar de vez no mundo da dança, Renan fez prova para ser profissional da dança e obteve êxito na primeira tentativa sendo registrado permanente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro.
Em 2010 conquistou o 5º lugar no campeonato mundial de zouk, realizado no Rio de Janeiro.
Em 2011, foi finalista do campeonato nacional de forró, realizado no Centro de Tradições Nordestinas, a famosa Feira de São Cristovão.
Em 2012, coreografou a ala "Didi de bar em bar" do GRES Acadêmicos do Dendê.
Em 2013, teve uma participação especial na novela "Flor do Caribe" da Rede Globo, e foi congratulado com o PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO 2013 e recebeu uma MOÇÃO HONROSA por serviços prestados a cultura e dança de salão do Rio de Janeiro, além de participar da montagem da coreografia do FLASHMOB INTERNACIONAL DE ZOUK/ Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa.

Em 2015, realizou seu sonho de produzir, dirigir e coreografar seu primeiro espetáculo de danças, o "CARIOQUINHA, UM BAILE NA GAFIEIRA" e novamente recebeu o TROFÉU CASAL 20 na categoria de MESTRE DA DANÇA DE SALÃO.
Renan França já ministrou aulas em diversos workshops e congressos, dando destaque ao Congresso Brasileiro de Bolero edições Rio de Janeiro e Nordeste, Zouk Beats (SP) e Baixada in Dança (RJ), Ramalho's Beach Congress (RJ), Rio Dance Congress e Porto Seguro Dance Festival.
Renan França foi ganhador do Troféu Casal 20, considerado o "Oscar da Dança de Salão Carioca", por 3 anos consecutivos.